A forma como um profissional autônomo apresenta os seus serviços aos seus potenciais clientes é tão relevante quanto à qualidade daquilo que está sendo oferecido. Contudo, alguns profissionais, no momento de apresentarem seus serviços, cometem alguns erros que acabam por inviabilizar a realização do negócio.
Levando isso em conta e com o intuito de ajudar os profissionais autônomos em relação a essa questão, mostraremos a seguir alguns erros que devem ser evitados no momento de apresentar os seus serviços. Leia com atenção e veja como não cometê-los mais!
Focar nas características do serviço de Autônomo (e não no valor proporcionado por ele)
Muitos profissionais autônomos se preocupam em mostrar exclusivamente as qualidades dos serviços no momento de apresentá-los. Porém, isso não é algo persuasivo, pois não envolve o cliente com o serviço em questão. Falar sobre as qualidades, todo mundo fala, inclusive, em alguns casos, sobre características que sequer são verdadeiras.
Todavia, na verdade, o ideal é focar no valor envolvido no serviço. Ou seja, na forma como ele vai ajudar o cliente a resolver a sua demanda ou solucionar o seu problema. Apresentando o serviço como uma solução completa (e não como um conjunto de qualidades), a tendência é que o cliente, ao conhecer esse valor embutido, opte por adquiri-lo.
Não contextualizar os serviços oferecidos com situações reais
Outro equívoco cometido por vários profissionais autônomos é não contextualizar seus serviços com uma situação real. Uma apresentação focada nas características dos serviços, sem contextualizá-los com os problemas que eles podem solucionar, acaba sendo algo vago. Assim, é muito difícil que o cliente desperte um interesse natural pelo que está sendo oferecido.
As pessoas se sentem muito mais convencidas de determinadas coisas quando imaginam elas em um contexto real. Por isso, é essencial que você faça com que os seus clientes imaginem como os seus serviços vão ajudá-los a solucionar um problema que eles estão acostumados a enfrentar no seu dia a dia.
Mostrar-se disposto a fechar negócio a qualquer custo
Deixar transparecer para o seu cliente que você está desesperado para fechar o negócio aumenta consideravelmente as chances de perdê-lo. Por outro lado, profissionais que valorizam seus serviços, mostram a relevância deles e fazem com que os seus clientes compreendam que eles são escassos no mercado, tendem a conseguir mais e melhores contratos.
Desse modo, no momento de apresentar os seus serviços, ao invés de ponderar a possibilidade de oferecer descontos diante da insistência do cliente, tente fazê-lo compreender que aquela solução, além de ser perfeita para a demanda dele, é escassa. Ao perceber isso, o cliente ficará disposto a fechar negócio com você o mais rápido possível. A escassez deixa as pessoas com medo de perder aquela oportunidade ideal. Por isso, utilizar essa questão ao seu favor é uma ótima opção.
Evitando esses erros ao apresentar os seus serviços como autônomo, você certamente conseguirá fechar mais contratos. Além disso, a tendência é que eles sejam cada vez melhores. Isso porque os seus clientes passarão a valorizar muito mais o que você tem a oferecer.
E você, profissional autônomo, ainda comete algum dos erros apresentados no momento de apresentar os seus serviços? Deixe seu comentário nos contando suas experiências nesse sentido, sua interação é muito relevante para nós!
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