Música e produtividade – estimulando sua inteligência e seu desempenho

Você pensa que música e trabalho não combinam? Engano seu! Já foi comprovado cientificamente o efeito de diferentes tipos de música têm sobre o nosso cérebro e o que o seu som favorito tem influência na sua produtividade.

Quando ouvimos música, o núcleo accumbens, uma parte do nosso cérebro, é mais estimulado e a dopamina é liberada. Essa dopamina é a substância que nos faz querer repetir nosso prato favorito ou rever pessoas queridas.

A música, de fato, muda nossa forma de pensar e trabalhar, sendo útil para estimular a criatividade e a produtividade, mas cada tipo de som tem uma finalidade diferente.

Listamos diferentes efeitos dos estilos musicais para você encontrar aquele que será mais útil à sua necessidade. Confira:

Eliminando as tarefas chatas em menos tempo

Você tem uma atividade extensa e repetitiva pela frente? Estudos científicos mostraram que quando ouvimos rock ou música clássica, nossa capacidade de identificar imagens, letras ou números aumenta.

Precisa se concentrar?

A sua música favorita, com a letra que você gosta tanto, não é a melhor opção para se concentrar. Com esse som, seu cérebro pode soltar mais dopamina que o necessário, o que vai te tirar do foco. Uma aposta segura é uma música instrumental, sem voz alguma.

Para estimular a criatividade

Para a criatividade, você pode optar por som neutro, que não é uma música e tão pouco o silêncio. Algumas pessoas recomendam o som de um café e existe uma ferramenta chamada Noisli, que simula uma variedade de sons estimulantes, inclusive de um café.

Vai ler um texto pela primeira vez?

Um relatório desconhecido e importante apareceu na sua frente? Sem música. O som de fundo prejudica a absorção da informação nova. Tem uma tarefa complexa e nova para entregar? O silêncio é o caminho do sucesso.

Compartilhar artigo

Artigos Recomendados